A colab muito louca com a OCA Cervejaria

Fala galera, e essa geladeira vazia? Reservem espaço para mais essa colab do WOT. Feita por time um fera do WOT e da OCA Cervejaria, essa Smoothie Sour Ale que leva goiaba, limão, gengibre e baunilha além de lactose, vai ser a principal breja da sua geladeira.

As azedinhas, que te dão aquela água na boca e te fazem pedir mais um gole não foram necessariamente uma invenção, na verdade todas as cervejas antes da refrigeração tinham um sabor azedo, algumas mais, outras menos, isso devido a fermentação natural dos microrganismos que estão naturalmente em nossa volta hoje fazem na cerveja com o tempo.

Hoje, os processos controlados e a utilização de leveduras controladas deram mais consistência às cervejas e evitou que elas azedassem com o tempo. Contudo muitas cervejarias utilizam cultura mista de leveduras propositalmente para suas Sour Beers, dando mais complexidade as cervejas. Na Bélgica, cervejeiros aprenderam que adotando leveduras “selvagens”, espontâneas, as cervejas produzidas poderiam ser combinadas à outras cervejas equilibrando sua acidez e dando mais profundidade de sabores.

Já a lactose, um açúcar que ocorre naturalmente no leite de todos os mamíferos e não fermentável pelas leveduras das cervejas, eram muito utilizadas nas stouts inglesas para dar dulçor e cremosidade, e hoje é utilizada até mesmo nas IPAs, originando as Milkshake IPAs, ou neste caso uma Smoothie Sour Ale. O que esperar desta combinação louca? Além daquele azedinho característico de uma sour beer, a complexidade de sabores na junção da goiaba, do limão e do gengibre, trabalhando em harmonia para uma melhor experiência de sabores, serão muito bem balanceadas com o baixo dulçor residual e cremosidade da lactose agindo em conjunto com a baunilha. Vai ser uma experiência muito louca, imagina isso tudo no final do outono e início do inverno, acompanhado de um fondue de queijo e depois um de chocolate?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *